Conheça os detalhes de um contrato de locação

Depois de encontrar o seu imóvel ideal e apresentar suas garantias, a próxima etapa numa locação é o contrato. Dar atenção aos trâmites do acordo é fundamental para todos os envolvidos terem segurança e clareza nas cláusulas do documento.

De modo geral, o contrato de locação visa assegurar o direito de usufruir do imóvel, o prazo e o valor cobrado, além de estabelecer os direitos e deveres de ambas as partes. Outro item que deve estar claro em um bom e completo contrato é a garantia apresentada pelo locatário (seguro fiança, título de capitalização, fiador, entre outras modalidades).

A imobiliária responsável pelo documento também precisa apresentar algumas obrigações que irão funcionar, indiretamente, como mais uma garantia de que ambas as partes estão cientes das condições do acordo.  Estado de conservação do imóvel na entrada dos locatários (geralmente representado por uma vistoria, que idealmente tem fotos do imóvel), situação e quitação de contas do dia-a-dia, como energia elétrica e água, envio de boletos, possibilidade de obras e/ou reformas, entre outras.

Esse documento define, com riqueza de detalhes, cada ponto de interesse dos envolvidos. É de extrema importância que as partes compreendam tudo que está no documento para evitar possíveis divergências futuras quanto à responsabilidade de cada um.

Uma última dica: na hora de fazer contas, o locatário tem que considerar a correção do valor do aluguel, que está diretamente ligada ao índice padrão utilizado no mercado imobiliário, ou seja, o IGP-M.

O Grupo Paula Santos tem soluções especiais para você, na hora de alugar um imóvel em Sorocaba e região. Se quiser saber mais, confira: https://blog.paulasantos.com.br/2019/10/02/o-grupo-paula-santos-tem-diversas-formas-de-garantias-para-locacao/

Deixe uma resposta