Ter um jardim não é exclusividade para quem tem uma área grande em casa. Basta ter um cantinho especial. Escolha o seu e confira dicas de como montar um espaço verde em áreas externas, verticais e de inverno.
Área externa
O primeiro passo é analisar o espaço e a incidência de luz. Depois, vale delimitar os locais em que pretende plantar e por onde vai circular ou colocar móveis e outros objetos. Além disso, caso decida fazer caminhos na área de circulação, escolha pisos antiderrapantes para evitar acidentes.
Após delimitadas as áreas, escolha as plantas adequadas. Se tiver um espaço amplo, use plantas maiores e que necessitem de mais espaço no solo para se desenvolver. Porém, se for pequeno, prefira as plantas menores.
Para a disposição das plantas, deixe as mais altas ao fundo e na frente as médias ou baixas. Isso cria um visual mais bonito. Se for usar móveis de jardim, procure os feitos de materiais fáceis de limpar e resistentes às mudanças climáticas e de temperatura.
Jardim vertical
Pode ser usado tanto dentro quanto fora de casa. Uma ótima opção para quem não tem muito espaço. Você pode fixar plantas na parede com treliças ou usar outras estruturas que explorem a verticalidade.
Para um ambiente interno, algumas plantas indicadas são a samambaia e a jiboia. Na área externa, aposte na tilândsia ou lambari-roxo.
Jardim de inverno
É bastante usado para dar um upgrade na decoração de ambientes tradicionalmente pouco explorados, como embaixo da escada ou sacadas. Para deixar ainda mais aconchegante, abuse das pedras, itens de madeira e até uma fonte d’água.
Mesmo que interno, o jardim de inverno precisar receber iluminação, então fique atento. As plantas ideais para o espaço são babosa de pau, palmeira areca, lírios da paz, begônia, minicactos e suculentas.
Procurando um imóvel para ter seu jardim dos sonhos? O Grupo Paula Santos tem diversas casas e apartamentos ideias para sua necessidades, conheça mais em: https://www.paulasantos.com.br/imoveis