A importância do laudo de vistoria na locação de imóveis

  • Post category:Sem categoria

Quem já alugou um imóvel provavelmente já ouviu falar de um procedimento chamado “vistoria”. Trata-se de uma visita ao imóvel da locação realizada por profissionais – os vistoriadores – com o objetivo de verificar e retratar o estado físico do imóvel. Além de produzir uma descrição em texto, as fotos e vídeos também fazem parte desse processo – facilitando ainda mais a compreensão do estado geral do imóvel.

Após a realização da vistoria, é possível elaborar um documento chamado laudo de vistoria. Nele, você encontra a descrição e o estado de conservação do imóvel como um todo:

  • Instalações hidráulicas, como torneiras, descargas, chuveiros;
  • Instalações elétricas, como interruptores, lâmpadas
  • Paredes, teto/forro e piso;
  • Portas, maçanetas, janelas e batentes;
  • Mobília e acessórios do imóvel.

Conforme previsto no artigo 23 da Lei do Inquilinato (7245/91), o inquilino deve devolver o imóvel nas mesmas condições que o recebeu. Para o inquilino, portanto, é de suma importância ler atentamente o laudo de vistoria de entrada do imóvel e, se localizar alguma divergência, contestar no prazo correto. Dessa forma, ele sinaliza as condições de como o imóvel estava no momento em que foi entregue – e, portanto, como deverá devolvê-lo ao término de sua locação.

Para o proprietário, o laudo é igualmente importante, pois é a ferramenta pela qual pode-se responsabilizar o inquilino por reparar eventuais danos constatados no momento do encerramento da locação, restaurando o imóvel ao seu estado original, como prevê a legislação.

A vistoria imobiliária é um procedimento essencial, que beneficia a todos. A realização protege o direito dos envolvidos e torna os contratos de locação mais transparentes e fáceis de serem acompanhados, evitando desgastes e conflitos durante e após o término da locação.

Pode contar com a Paula Santos

Sendo este um dos itens mais relevantes para evitar e resolver conflitos, responsabilizamo-nos pela realização de uma vistoria no imóvel no momento da locação, produzindo um laudo eletrônico com texto e imagens, retratando detalhadamente o estado em que a posse é entregue ao locatário. Saiba mais sobre os nossos serviços de locação.